Não adianta: você sempre vai ler, ver ou ouvir algo que vai estragar o teu dia. Então, comece por aqui.

17/04/2011

Império da individualidade



Desde que o mundo é mundo o homem constituiu a vida em grupo. O homem é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo. Necessariamente a vida em grupo contribuiu para o crescimento de todos, na certa a união faz a força. Tivemos a necessidade de pertencer a grupos tipo família, trabalho...  Como resultado disso, surgiu a disputa de vários termos, território, bens etc. Junto com a disputa nasceu à individualidade, “eu comprei isso e é meu”, “eu quero alcançar aquilo e vou conseguir de qualquer jeito”, “a vida é minha e eu faço o que quiser”. São frases muito ditas hoje em dia. Em questão de querer e poder tentamos alcançar nossos objetivos através de forma que não são tão humanas. Devido a nossa falta de bom senso, perdemos a capacidade de viver em grupo, de ouvir opiniões alheias e aceitar o que nos foi proposto. A ideia do coletivo ficou pra trás, por isso que muitos casamentos hoje em dia, duram o mínimo que podem durar. A falta de conversa e humildade predomina nas relações e isso nos trás muita desvantagem. ‘Se eu não concordo com sua hipótese, pra mim não vale porque eu quero do jeito que eu pedi. ’ É desse jeito aí que a coisa vai andando, entramos num conflito entre nós mesmo, a ignorância e a arrogância estão agora em nosso meio. Pra alcançar nossos objetivos, passamos um por cima do outro sem querer saber se machucamos, se ofendemos ou até se prejudicamos a ponto de fazer alguém perder para eu ganhar. Na verdade, este é um dos problemas que a sociedade hoje enfrenta; A falta de conversa. Com isso o império da individualidade permanece.

Larissa

13 comentários:

  1. E a tendencia é somente piorar não somente isso, mas tudo relacionado à humanidade e ao mundo...

    visite o meu:
    www.umaformadepensamento.blogspot.com
    valeu ^^

    ResponderExcluir
  2. Está certo que tudo que é exagerado se torna vicioso e nocivo para qualquer indivíduo. Todo ser (não importa se é um animal racional ou irracional) é egocêntrico por natureza. É algo intrínseco. Aprendemos com o passar do tempo a aceitar o outro e que nem tudo gira em torno do nosso mundo. Você pode olhar o exemplo de uma criança. Ela chora e alguém tem que atender. O mundo gira em torno dela (é claro que ela não está ciente disso); nesse caso, se não houver uma boa educação essa mesma vai crescer e acreditar que tudo foi feito para ela e basta ela gritar que vai ter o que quiser.

    É claro que esse tipo de característica traz muita infelicidade. Tanto para o praticante, quanto para as pessoas ao redor.

    Claro que eu citei um exemplo dos milhares que existe. Você pode perceber como a mídia lida com as pessoas. É jargão da publicidade dizer que o cliente precisa de certo produto. Então, eles tentam te convencer disso e conseguem. Muitas pessoas deixam de comprar produtos importantes para usar uma roupa da moda, um celular novo ou até mesmo trocar o carro.

    Então... o problema não é ser egocêntrico. O problema é que as pessoas não sabem transformar o egocentrismo em ambição para crescerem e ser melhores. Não entendem que para serem melhores, as pessoas ao redor precisam crescer também e que ela é uma agente na vida de todos que passam.

    Desculpa fazer uma nova postagem aqui.
    Eu me empolguei.

    Um abração
    Felipe Guasti
    http://consumante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. sabe que tem um livro otimo sobre isso. INDICO: O rinoceronte, Ionesco. Da Literatura Mãe, a francesa. Será que vivemos em sociedade, ou só copiamos uns aos outros?

    ResponderExcluir
  4. a ideia de crescer e otima, porem estao tentando chegar de uma forma errada, ninguem mais pensa em todos pensa apenas em vc e complicado mais e assim que esta porem nem todos estao assim ainda bem neh
    bjusss toh ti seguindo
    xD

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, seu texto está ótimo. Dita de forma bem complexao que realmente acontece. A pura verdade!
    Hoje em dia é difícil... sei bem como é isso!
    Bjs querida.

    ResponderExcluir
  6. Oi, te vi na comu Siga q eu te sigo [blog/orkut]
    Adorei o blog, e a contextualização do mesmo.

    Já estou seguindo, me segue?

    http://manuallfeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. te vi na comu
    já clicquei nos anuncios
    sempre q passar por aki darei uma clicada,
    ja estou te seguindo!!!!!!!!
    se pudesse retribuir ficarei imensamente grato.
    Fik aki o convite, vlw...
    http://comofaizz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Verdade...
    Obrigado por passar lá no meu blog.
    Passe sempre. Amei o seu comentário.

    Bjão
    Felipe Guasti
    http://consumante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A individualidade é um dos problemas mais graves da relação humana.
    Ótimo post! Faz a gente refletir.
    Parabéns!

    http://nos4.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa que texto bom!! Sabe que isso me fez refletir... quanto mais os serem humanos dizem que evoluem, mais sozinhos ficam, notou?!

    =) amei o blog! Tô seguindo!!

    _______
    http://geleiah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    estou te seguindo segue o meu?
    http://pinkglamblog.blogspot.com/

    bjo

    ResponderExcluir
  12. olá, achei seu link na comu do orkut e de kra já curti seu blog, principalmente esse texto, ficou perfeito...se puder e quiser dar uma força...www.paullodark.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. amei o seu blog e concordo totalmente com essa postagem.É exatamente sobre isso que eu tento falar com as pessoas todos os dias,mas elas não estão apenas surdas,além de tudo estão cegas!Já estou te seguindo linda,não desista nunca dos seus sonhos bjos!

    ResponderExcluir